segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Detalhe dos rebitadores

Pois é, falei do torno mecânico e hoje já o utilizei para adequar as pontas das rebitadeiras.
As pontas veem planas e isso faz com que, ao repuxar o rebite, este fique com sua extremidade parecendo um botão reto em uma superfície plana  __---__. Isso leva a um aumento no arrasto induzido pela falta absoluta de uma qualidade aerodinâmica desses rebites. Nos cursos e fóruns que participo me orientaram a transformar aquela superfície plana da ponta da rebitadeira em uma superfície côncava. Ao ser repuxado com essa ponteira modificada o rebite assume uma forma abaulada, muito mais aerodinâmica, diminuindo assim o arrasto induzido.
Nota-se a ponteira a esquerda em sua forma original e a do centro e  a da direita já torneadas.

Aqui está, no detalhe, foto mostrando a superfície plana original e a torneada de forma côncava.
Isso é um trabalho extremamente fácil de ser feito em um torno e não leva mais que dois minutos por peça, se tanto.

6 comentários:

Gustavo disse...

Dei um UP no meu blog, e mudei o endereço também... www.stolch750.blogspot.com

absssssss

Amadeu disse...

Ficou muito bom, Padô. O nome é direto e gostei muito. Será que a Zenair também vai gostar? rsrsrsrsrsrsrs

Gustavo disse...

Olha.. para quem deixou copiar o avião trocentas vezes.. Mas se eles xiarem eu mudo de novo.. mas seria uma idiotice, afinal eu falo da fábrica, uso conteúdo deles de forma bacana, não tem nada de errado, e o nome é esse mesmo... ou então daqui uns dias não vou mais poder nem colocar o nome do avião escrito bonitinho em algum lugar dele?

Já inclusive postei no meu blog oficial da Zenith o link para o blogspot..

Mas... e a CAIXA??? To ancioso pra ver

Amadeu disse...

Tô contigo. Disseram que entregam hoje. Talvez tenha post novo no blog hoje a noite, hehe!

Apzeiro - Marcos disse...

Amadeu, como saber a curvatura desse trabalho no torno? Vc tem as medidas?

Amadeu disse...

Marcos, foi no puro zoio. O rebite deve ficar abaulado e escondido dentro da ponteira, sem marcar a chapa de alumínio. Isso não é difícil fazer. Abraços