sábado, 19 de março de 2011

Problemas acontecem

Tudo parecia correr bem, parecia...

Nervuras montadas, Skin posicionado e furado, tudo pronto para desmontar e prosseguir no preparo do leme quando reparei que a nervura 75 - R1- 1 havia sido posicionada de forma equivocada e furada nessa posição.

Tentei reposicioná-la e verifiquei que os furos já não coincidiam. A solução seria uma outra nervura que, posicionada corretamente, seria furada utilizando-se os furos já existentes como guia.

Vou abrir um parênteses aqui e tentar explicar melhor minha pisada na bola. A nervura em questão é  inserida entre a longarina vertical do leme e seus dois reforços (cantoneiras) porém interpretei de forma errada a explicação desse passo (não encontrei a palavra betweem) e posicionei a flange da nervura sobre a canaleta de reforço. Depois de furada nessa posição o seu reposicionamento para a posição correta leva a um desencontro da grande maioria das furos o que torna a substituição da peça mandatória.

O fabricante disponibiliza a relação completa das peças de seu kit que podem ser adquiridas de forma avulsa. A outra opção seria adquirir uma chapa de alumínio 6061 T6 de 0,025" (0,63mm) e refazer a peça. Assim foi feito.

Entrei em contato com a ALTO Alumínio, do Francisco Bragante, e encomendei a chapa. Recebi a encomenda alguns dias após e apesar de não haver indicação alguma na placa sobre sua liga (como era de se esperar) na nota fiscal que acompanhava o material constava Chapa alumínio 6061 T6.
No fim de semana recebia a visita do Gustavo Padovez (Padô) e, com sua ajuda fizemos o molde dessa peça em um pedaço de MDF de 18mm, recortamos e dobramos a alumínio. A peça ficou ÓTIMA, PERFEITA.

Clique nas imagens para detalhes.

A peça está identificada como Rudder Botton Rib #1. Ela possui uma flange que deve ser posicionada entre a longarina vertical (Rudder Spar) e seus reforços (Spar Doublers) e não pelo lado de dentro destes.


A peça da direita é a original. Vê-se o molde ao centro e a nervura confeccionada por nós já com o tratamento anticorrosivo (Alodine 1132) na linha de rebitagem.

6 comentários:

Apzeiro - Marcos disse...

Primeiramente parabéns pela peça, ficou perfeita! Amadeu, como te disse no e-mail, passaria a fazer perguntas por aqui. Então lá vai.
1) Vc mostra a nova peça já com o tratamento. Minha dúvida é se as peças do kit já chegam com o tratamento ou se tem que ser feito antes da montagem?

2) O tratamento é feito somente onde encosta metal com metal ou na peça inteira?

3) como vc está aplicando o produto? Usa pistola?

4) Está usando o tal do Alodine ou outro?

Amadeu disse...

Olá Marcos, vamos por partes.
1. O Kit é todo em liga de alumínio 6061 T6 (resistente à corrosão) e vem sem outro tratamento.
2. A orientação do fabricante é utilizar o wash primer (cromato de zinco) nas partes de contato.
3 e 4. A sequência que uso é: lixamento com schot brite, lavagem com água e bucha, desengrachante, ALODINE 1132 (áreas internas e externas de rebitagem) e finalmente wash primer nas áreas de contato a pincel.
PS não dá pra inverter a ordem das postagens

Amadeu disse...

Em tempo.
Estou aplicando o wash primer 1K CF da SIKKENS, em spray, nas linhas de rebitagem externas.

Prampero disse...

parabens, adorei, é muito bom ver sonhos sendo realizados, abraços , Prampero

Ney disse...

bom dia amigo..sou seu mas novo seguidor.. tambem sou apaixonado por aviaçao..ja tive um trike e um paramotor.. no momento nao estou voando mas..mas olhando o trabalho que o senhor esta fazendo. ate me encorajei a contruir um tambem.. espero trocar informaçoes com o sr.esta muito bom seu trabalho..

Amadeu disse...

Sydnei, obrigado pelo apoio. Estamos a sua disposição no que pudermos ajudar. Abçs.