quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Meu primeiro CLECO.

Acho que CLECO é igual a sutiã: o primeiro a gente nunca esquece...
Neste fim de semana que passou fiquei pelo menos umas 12 horas trabalhando na adequação do espaço da oficina, até forro de PVC eu instalei com a ajuda do Pedro, meu caçula.
Depois de feita a checagem do material (faltaram alguns itens) armei um tipo de jirau para guardar todo o material, só restou na caixa o esqueleto em aço da cabine. Aproveitei e abri as laterais da caixa e, com MDF de 3/4" (18mm), fiz o tampo. Ficou ótimo...
Ontem, terça-feira, peguei no breu. Minha jornada de trabalho é limitada pelo horário, 23h, assim contemporizo trabalho e repouso.
Deixei as ferramentas de que ia precisar à mão, conectei-me ao site do fabricante para ter a versão mais recente do método construtivo e fui seguindo as instruções. As fotos e as orientações ali contidas facilitam em muito a execução da tarefa.
Material de trabalho, pesquisa e sub-partes. Tudo organizado previamente para o serviço poder render

Esses "cleco-clamps" dão uma ajuda fenomenal. Vou colocar em suas faces internas uma fita de EVA de 2mm para que possam adaptar-se melhor nas peças e não marcá-las.  Vê-se a longarina interna riscada na medida certa para depois ser cortada.

MEU PRIMEIRO CLECO

Materiais adequados e à mão reduzem o tempo de trabalho. Outra coisa muito importante é MANTER A ÁREA DE TRABALHO LIMPA E ORGANIZADA. A cada sub-parte limpar e reorganizar a área, você verá que as ferramentas deixarão de desaparecer da sua frente.

Os brocas necessárias à execução dessa parte: 3/32" ou  #40; 1/8" ou  #30 e a 5/32" ou #20. IMPORTANTE: para que não se marque as chapas de alumínio com o mandril usa-se um pedaço de borracha escolar transpassado pela broca (pode-se também transpassar um anel de mangueira). Duas subseções concluídas.

Aqui também duas subseções concluídas, outra vista com mais detalhe das brocas. Observe o trabalho de demarcação na face interna da longarina do leme, passo importante para se evitar confusões. "Aqui, furou tá furado...", por isso, todo cuidado é pouco.
.

23h. hora de fechar a oficina.

2 comentários:

Gustavo disse...

Que horas é pra eu ir ai hoje ein???

abssssss..

Nanda disse...

VOCÊ JURA QUE VAI CONSTRUIR UM AVIÃO DE VERDADE?
QUE LOUCURA!E A ROSELI VAI NA SUA MOCHILA, COITADA!