segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ferramentas

As ferramentas básicas para a construção de um KIT são simples e já se encontram em, basicamente, em grande parte das oficinas caseiras. Martelo, brocas, furadeiras, rebitadeira, limas, etc. Há, porém, certos apetrechos que são especiais e, sem os quais não há como executar a tarefa. CLECOS e seus alicates, Clamps, desrebarbadores (deburring tools) são exemplos dessas ferramentas.
Serão 13.000 furos e 13.000 rebites até o fim da jornada e devemos imaginar que instrumentos pesados levarão a uma fadiga precoce do construtor além da chances de ocasionarem Lesões de Esforço Repetitivo. Pensando nisso comecei a me armar com algumas ferramentas mais leves e apropriadas.
Em linhas de produção utilizam-se ferramenta pneumático pois agregam força, robustez e leveza.
Descreverei abaixo as ferramentas que consegui comprar. a grande maioria já tenho há muito tempo devido ao meu hobby, o aeromodelismo, outras adquiri especificamente para o projeto.
É uma pena que os preços no Brasil sejam tão altos o que nos faz procurar opções nos mercados externos. Muitas ferramentas adquiri via EBAY principalmente nos EUA, UK e China.
Aí estão os CLECOS (Black, cooper e silver) de tamanhos diferentes, funcionam como rebites provisórios, tem também os alicates especiais e alguns clamps rápidos. Comprados na Spruce).
Aqui estão dois deburring tools, um compasso, um divisor para locação de rebites (Spruce) e uma fresa comprada pelo Ebay na Inglaterra.


Um martelo de borracha e um de madeira para trabalhar em dobradura de chapas de alumínio em formas. Entre os martelos há um alicate plano para prender ou retificar bordas de chapas. (Spruce)

Esse são as ferramentas de medição. Temos de tudo um pouco: Régua flexível, esquadros, réguas de aço, transferidor digital e analógico e canetas de marcação.

Paquimetro digital e jogo de Micrômetro (conferir a espessura das chapas) comprados pelo Ebay na China (muito baratos...

Furadeira e um a adaptador para furação em lugares de difícil acesso (angle drill atachment) e uma esmerilhadeira.

Serra tico-tico de mão, DREMEL, adaptador para fazer furos da DREMEL, UTILITY KNIFE e a bailarina que não recomendo a ninguém.

Jogo com três brocas alargadoras, estilete, Utility Knife e lâminas compradas pelo EBAY, Muuuiito baratas. Há quatro pacotes de lâminas para corte de alumínio que são uma mão na roda.

Clamps e Sargentos

Tesoura pneumática, rebitadeira pneumática, tesouras de corte de chapas esquerda e direita, clamps, rebitadeira manual e furadeira pneumática CHICAGO 1/4". A maioria comprada pelo EBAY.

Não coloquei as fotos do Esmeril e da Tupia. Tem também um torno mecânico de bancada que me ajuda bastante na confecção ou adequação de ferramentas.

2 comentários:

Neto disse...

Parabéns pela iniciativa, espero um dia poder começar também o meu experimental. Quanto ao fato de criar um blog para apresentar o andamento do projeto é muito válido, lembro que um professor meu uma vez falou que quando tivermos um projeto relativamente difícil de completar, devemos espalhar entre nossos amigos o que pretendemos fazer, assim, vez ou outra encontramos com alguém que perguntará como anda o projeto, fazendo com que não percamos o foco até concluí-lo. Acho que o blog é a aplicação deste conselho de modo virtual, pois apesar de não o conhecer pessoalmente com certeza estarei perguntando pelo andamento do projeto.

Boa sorte e sucesso na empreitada.

Gustavo disse...

Eu to querendo muito dar um CRTL C CRTL V aqui.. uhahuhuauha... ficou 10..

E cade a caixa?????