terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mudança de rumos ou WS na AVBRAS.

Como eu disse, convergia.
Em meados de outubro fui a Sorocaba, SP, participar do 5° Workshop promovido pelo representante da ZENITH AIRCRAFT COMPANY no Brasil, a AVBRAS. A empresa americana é a fabricante de vários aviões entre eles o ZODIAC CH650, o famoso e mundialmente copiado STOL CH701 e seu irmão do meio o STOL CH750, todos biplace, lado a lado. Seriamos quatro a participar, mas por obra do destino (novo alinhamento planetário?) apenas eu compareci. Fui tratado maravilhosamente bem e recebi toda atenção por parte do Jean, responsável pela AVBRAS e ministrante do curso como também por sua esposa Thaís.
Depois de uma explanação a respeito do projetista CHRIS HEINTZ passamos então aos fundamentos da construção do kit. Participei da montagem do leme de um CH 650/701/750, passo-a-passo e pude reparar na excelente qualidade dos materiais e do acabamento, assim como a praticidade na pré-furação, o que diminui drasticamente o tempo de montagem evitando erros nas marcações dos furos para o arrebites. No outro dia fui conhecer o STOL CH 701 do Jean e aproveitamos uma janela do tempo e pudemos conhecer o equipamento em vôo.
Confesso que fiquei muito bem impressionado com a qualidade do KIT e a robustez e a docilidade do STOLzinho.
Voltamos para Rio Preto ainda naquele dia mas ainda havia mais um workshop a fazer e conhecer um outro concorrente, o SONEX.




Gostaria de acrescentar que o que fizemos, na prática, nesse WS pode ser encontrado de forma bem didática em um vídeo da "HomebuiltHELP",Metalworking101 with Rudder Workshop. Porém o contato com o kit e a familiarização com as técnicas e as ferramentas são de suma importância. Recomendo, inclusive, o estudo desse vídeo antes de se fazer o WS, dessa forma o aproveitamento será muito maior. Abaixo uma amostra desse vídeo.


Nenhum comentário: