segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Onde fazer?

Resolvida a questão do avião a ser construído, o Zenith STOL CH 750, e decidida a forma de construí-lo, por KIT, resta equacionar o "onde".
Sou aeromodelista há mais de 25 anos e sempre me diverti muito mais projetando e/ou construindo meus aeromodelos do que pilotando. Voar meus equipamentos sempre foi uma decorrência natural de meu hobby que é a construção desses aparelhos. Ali eu posso viajar na "maionese", e o faço com frequência, acrescentando soluções e detalhes que podem transforma um simples treinador num lançador de foguetes ou bombas. Tive a feliz oportunidade de edificar, em minha casa, uma pequena oficina (a DIRETORIA) onde passava horas relaxando, mas esse cômodo, que se adequava bem ao aeromodelismo, era muito pequeno para se construir um avião como o STOL.
Conversei com a Roseli, a dona da pensão e, com sua ordem, planejamos uma reforminha que consistia em quebrar duas paredes e juntar a minha oficina ao quartinho dela. Assim foi feito.
Em um dia, após retirarem quase tudo dos cômodos e amontoarem em nossa varanda, a turma quebrou as paredes, mexeu em fiação, esgoto, água, tirou porta, e janela, enfim, deu um tapa geral.
Paredes quebradas e fiação pendurada. Muuuiiito pó
Uma parte dos armários de aço ainda estava no lugar. Mais pó....



Varanda totalmente tomada por traquitanas e quinquilharias.

Sem churrasco por um tempo. Ao fundo, ainda se vê uma porta com a legenda: DIRETORIA.

Quebrar foi fácil mas montar tudo de novo demorou duas semanas. O que me preocupava mais era como fazer para colocar tude de volta, em seu lugar, e ainda sobrar espaço para trabalhar. Resolvi utilizar a técnica dos 5S que aprendi em um curso de gestão em Qualidade Total. O que era realmente útil voltava para a oficina, o que só usaria eventualmente, seria acondicionado no topo das prateleiras, o que dificilmente usaria mas que possuía ainda algum valor doaria, emprestaria, venderia ou mandaria par um barracão, numa propriedade rural que temos. O resto seria lixo.
Ao término da obra eu e Roseli (a dona da pensão) começamos a limpar, classificar, acondicionar e guardar as coisas. Trabalhamos das 8:00h até às 13:00 direto, almoçamos e continuamos até às 15:00. Pedi arrego! Estava mais quebrado que arroz de terceira. Doíam as batatas das pernas, costas, e braços. Tomei um banho e deitei um pouco. A "veínha" veio atrás, cheia de má intenção (queria descansar um pouquinho e voltar logo pro batente). Já me encontrou com as pernas para cima, quase morto. Falei que iria tirar um cochilo e depois iria para o Clube de Aeromodelismo. Saí lá pelas 16:30h e ela resolveu voltar para a arrumação. Voltei às 20:00h e a encontrei quase morta, com cara de piedade, toda dolorida, andando curvada e reclamando da vida. Quem manda abusar. Falei pra ela que nunca mais a contrataria pra faxina. Ainda bem que a panela era pesada e ela já estava sem forças, se não era panela de pressão no escutador de lorota, na certa.
Vista externa da obra conclusa (quase)...


Foto tirada antes de começarmos a guardar as coisa. Ainda falta a porta grande, parte elétrica e a limpeza final.

Nenhum comentário: