quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Workshop em TATUÍ

Ainda em Outubro de 2010 fui a Tatuí num WS da ABRAACE.
O ws foi muito bom, repleto de novas informações para mim pois, o tema abordado nesse ws era relacionado a tudo que se referia a materiais (focado na escolha), e construção (scratch-building). Depois de uma manhão com aula teórica fomos, na parte da tarde à oficina, ainda no aeroporto municipal de Tatuí, para pormos em prática um pouco do que tínhamos aprendido. Construiríamos uma seção de asa do SONEX (bordo de ataque) partindo de chapas de alumínio. Um grupo de construtores da melhor qualidade orientava-nos durante todo o tempo, dando dicas, tirando dúvidas e botando a mão na massa.
Percebi que é possível fazer um avião nos fundos de casa, com toda segurança e tecnologia. Não é bicho de sete cabeças não, desde que você se prepare, se informe, tire dúvidas e conte SEMPRE com a orientação de Engenheiro Aeronáutico (sem ele não se pode registrar a aeronave e receber o prefixo PU).
Trabalhamos até o anoitecer, fomos para o hotel tomar banho e jantamos numa pizaria.
No outro dia demos um repasse nos materiais que trabalhávamos enquanto o Sergio ostrava seu WAIEX (irmão, com cauda em V, do SONEX) a todos.
Fique apaixonado pelo avião, é uma belezinha. Pare até um aeromodelão.
Entramos, eu e Roseli, e nos sentamos lado a lado em seu cockpit. Veio a decepção: eu sou grande demais para ele, fiquei apertado, todo torto, a capota batendo na minha cabeça. Ficamos imaginando como fazer pra caber um elefante num fusquinha, levanta capota, entorta manche e aí por diante.
Pena, pois era um avião que tinha tudo pra servir. Não seria dessa vez que me decidiria.





Na verdade, posteriormente adquiri o DVD "Scratch Building Basics for Metal Aircraft" da empresa "HomebuiltHELP" que demonstra muito bem os procedimentos ensinados nesse WS. Abaixo uma amostra desse vídeo:


Um comentário:

STOL CH 801 do Fábio disse...

Olá,

Eu também quero construir um. Fui ao workshop do Jean (Aviação Brasileira) em Sorocaba este ano. Quero construir um stol801ch.
Já até montei também um blog, que é o http://stoldofabio.blogspot.com/. Visite também o meu blog e torne-se um seguidor (pelo menos para me encorajar, já que estou meio sem seguidores).
Gostaria de trocar emails com vc, já que temos um projeto similar e podemos trocar experiências, dúvidas e idéias.

flw